O sapateador e coreógrafo brasileiro Leonardo Sandoval se tornou renomado por mesclar a tradição do sapateado americano com a rica herança musical e rítmica do Brasil. Um verdadeiro dançarino-músico, ele contribuiu com a divulgação do sapateado para um público mais amplo no Brasil por meio de varias aparições na TV (Xuxa Park,Programa do Jô, Domingo no Faustão, Pequenos Brilhantes, Criança Esperança). e no palco, além de cofundar a Companhia Carioca de Sapateado no Rio de Janeiro. Em 2012, ele ganhou reconhecimento global ao ser finalista no programa de talentos de Jennifer Lopez e Mark Anthony, Q'Viva - The Chosen. Nomeado uma dos "25 To Watch" pelo Dance Magazine em 2021, ele recebeu um Vilcek Foundation Prize for Creative Promise in Dance em 2022, um NYSCA/NYFA Artist Fellowship em Coreografia, em 2022, e um Princess Grace Award em Coreografia em 2024.
Agora baseado em Nova York, Leonardo é membro principal da aclamada companhia de Michelle Dorrance, Dorrance Dance, apresentando-se em todo o mundo em locais como o Joyce Theater, o Museu Guggenheim, o NY City Center, o BAM, o Sadler's Wells de Londres, o National Arts Center do Canadá, o Festival de Artes de Hong Kong, e o Bolshoï, entre muitos outros. Junto com o compositor Gregory Richardson, ele dirige Music From The Sole, uma companhia de sapateado e música ao vivo baseada em Nova York que explora as raízes afro-diaspóricas do sapateado e sua ligação com uma ampla linhagem de danças e músicas negras, do jazz ao samba, house e passinho. A companhia já se apresentou no Lincoln Center, no Joyce Theater, no New York City Center, no Jacob’s Pillow Dance Festival, no Works & Process do Guggenheim, no The Yard, no Chicago Human Rhythm Project, no Vail Dance Festival, no Harlem Stage, no Celebrity Series de Boston, e no White Bird, entre outros. A companhia recebeu apoio da New England Foundation for the Arts (National Dance Project), do New York State Council on the Arts, da Mid Atlantic Arts Foundation, da Jerome Foundation, do Dance/NYC, do Lower Manhattan Cultural Council, do Works & Process do Guggenheim, do 92NY, e realizou residências no Jacob's Pillow, no The Yard, no Kaatsbaan, na American Tap Dance Foundation, no Jamaica Center for Arts & Learning, e na Catskill Mountain Foundation; em 2019-20, Leonardo foi o primeiro artista residente do National Dance Institute. Outros projetos recentes incluem nova coreografia comissionada pela Pomegranate Arts, como parte das celebrações do 85º aniversário do compositor Philip Glass, descrita no New York Times como "uma revelação coreográfica".
Como artista solo, Leonardo se apresentou em locais como o Caramoor Jazz Festival (apresentado pelo Jazz at Lincoln Center) e no National Folk Festival, uma rara honra para um sapateador na histórica do festival em 87 anos, e trabalhou com músicos como Michael Mwenso and the Shakes, Ben Sollee, e as Quebe Sisters. Ele continua levando o sapateado a públicos globais por meio de suas apresentações, bem como de participações em programas de TV e entrevistas na PBS, BBC, MSNBC, CW channel e Fox.
Leo é um defensor apaixonado da educação e do engajamento artístico, liderando workshops, aulas e demonstrações, centradas no sapateado, percussão corporal, ritmos afro-brasileiros e mais, para públicos diversos ao redor do mundo, incluindo parcerias com o National Dance Institute e o Lincoln Center Education em Nova York, o programa Global Arts do Symphony Space, e o projeto Meninos de Luz no Rio de Janeiro.